🍄 Guia para o uso de Psilocybe Cubensis (Cogumelo Mágico) 🍄
Conteúdo
- 1. Resumo
- 2. Experiência
- 3. Efeitos
- 4. Beneficios
- 5. Riscos
- 6. Uso Terapeutico
- 7. Crescimento Pessoal
- 8. Microdosagem
- 9. Bibliografia
1. Resumo
Os cogumelos com psilocibina são fungos que contêm o composto psicoativo psilocibina, um composto psicodélico de ocorrência natural capaz de produzir alucinações poderosas e experiências de tipo místicas, junto com outros efeitos. A psilocibina é mais comumente conhecida como "cogumelos mágicos" ou "cogumelos".
Mais de 180 espécies de cogumelos contêm psilocibina sendo o mais conhecido Psilocibina Cubensis, e os fungos têm uma longa história de uso em rituais religiosos e espirituais da Mesoamérica. Eles também são um dos psicodélicos mais populares e comumente usados ao redor do mundo. No entanto, os cogumelos com psilocibina são mais do que apenas uma "droga".
Eles têm sido usados de várias formas, inclusive terapêuticas para tratar diversas doenças e disturbios, como por exemplo, transtornos obsessivo-compulsivos, ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, dependência química, entre outros... E um recente ressurgimento na pesquisa sobre os efeitos terapêuticos da psilocibina tem mostrado resultados promissores.
2. Experiência
Muitos fatores contribuem para a experiência com a psilocibina, incluindo a dose, mentalidade no momento do uso, ambiente e química pessoal do seu corpo. Com isso em mente, cada jornada será única, individual e para cada pessoa, o tempo e o lugar, e não há como prever exatamente o que acontecerá. Mas compreender as experiências e efeitos comuns da psilocibina vai te ajudar a se preparar para sua jornada.
O que esperar
Os cogumelos são geralmente consumidos inteiros e desidratados, e a maioria das pessoas concorda que eles não têm um gosto bom. Para mascarar o sabor, é comum preparar os cogumelos em um chá, comer com Nutella ou pasta de amendoim, mistarar num suco ou smoothie, ou até moer e colocar em cápsulas. Cada uma dessas formas terá um efeito ligeiramente diferente. Beber um chá de cogumelos, por exemplo, trará os efeitos mais rápido do que comê-los; engolir as cápsulas fará com que os efeitos apareçam um pouco mais tarde.
Uma viagem típica com uma dose moderada de cogumelos mágicos (entre 1g e 2,5g) inclui um aumento da intensidade de experiências emocionais, aumento da introspecção e funcionamento psicológico alterado na forma de "experiências hipnagógicas", que é o estado transitório entre a vigília e o sono. Estudos de imagens cerebrais mostram que uma viagem com psilocibina é neurologicamente semelhante a sonhar, o que lhe dá uma boa ideia da mentalidade em que está entrando ao realizar uma experiência psicodélica.
Durante uma experiência com psilocibina, você pode sentir mudanças perceptivas, sinestesia, mudanças emocionais e uma sensação distorcida do tempo. As mudanças perceptivas podem incluir visuais, como halos em torno de luzes e objetos, bem como padrões geométricos ou "mandalas" quando seus olhos estão fechados. Você também pode visualizar cores vivas, traçadores, visão distorcida e a sensação do mundo respirando ao seu redor.
Pensamentos e emoções também podem mudar. Não é incomum ter uma sensação de abertura para pensamentos e sentimentos que você evita em sua vida cotidiana, bem como uma sensação de admiração e deleite com o mundo ao seu redor, as pessoas em sua vida e sua própria mente. Você também pode ter uma sensação de paz e conexão com o mundo.
Emoções fortes, agradáveis e desafiadoras, são comuns durante uma viagem com cogumelos mágicos. Quando sentimentos indesejáveis surgem, é melhor não resistir, mas sim deixar que os sentimentos sigam seu caminho. Muitas pessoas que relataram a presença de fortes emoções negativas também relatam sentir uma sensação simultânea de aceitação calma e distanciamento, especialmente se não resistirem e se lembrarem de que as emoções são temporárias. Resistir às emoções pode levar a uma "viagem ruim" ou popularmente conhecida como "Bad Trip".
Os efeitos físicos variam de pessoa para pessoa, mas pode incluir uma mudança na frequência cardíaca (para cima ou para baixo), mudança na pressão arterial (para cima ou para baixo), náuseas, aumento dos reflexos do tendão, tremores, pupilas dilatadas, inquietação ou excitação e problemas com movimento coordenado. Alguns também relatam se sentir profundamente relaxados e calmos. Um estudo também descobriu que a psilocibina pode causar dores de cabeça que duram até um dia em indivíduos saudáveis.
Fases de uma viagem psicodélica de cogumelos mágicos
As quatro fases comuns de uma viagem de cogumelo são ingestão do cogumelo, início das sensações, a viagem (pico) e a volta para baixo. Cada fase vem com seu próprio conjunto de percepções e observações. O pico, que normalmente ocorre algumas horas após a ingestão, resulta nas mudanças sensoriais e psicológicas mais intensas. Não importa em que fase você esteja, é importante relaxar e lembrar que o que você está experimentando é temporário e não há porque ter medo.
Bad Trips
Qualquer pessoa curiosa em experimentar cogumelos mágicos ou qualquer outro psicodélico pela primeira vez inevitavelmente vai se preocupar em algum momento em ter uma "bad trip" ou “viagem ruim”, e o que pode acontecer nesse temido momento. Uma bad trip pode incluir alucinações com sensação de mal-estar, paranóia incontrolável e comportamentos imprudentes.
No entanto, os riscos associados a uma experiência com qualquer substância psicodélica podem ser minimizados pela adesão de certas informações conhecidas como "6S's da experiência psicodélica" - Set, Setting, Substance, Sitter, Session and Situation (Conjunto, Ambiente, Substância, Assistente/Guia, Sessão e Situação). Estar preparado e conhecer suas motivações antes de entrar em uma viagem psicodélica pode ajudar a reduzir os riscos.
Além disso, é melhor ignorar as representações de viagens ruins na cultura popular. Essas cenas raramente capturam a experiência com precisão e fazem alusão a viagens ruins sendo mais comuns e fora de seu controle do que realmente são. A maioria das viagens ruins podem ser gerenciadas com suporte de um guia, sem a necessidade de ir a um hospital (o que provavelmente iria piorar a situação).
Fique tranquilo(a)!
3. Efeitos
Farmacologia
A psilocibina é o "ingrediente" psicodélico ativo nos cogumelos mágicos. A dose mínima para sentir os efeitos dos cogumelos secos está normalmente na faixa de 0.2g - 0.5g, conhecida como Microdose, embora varie para cada pessoa. Uma dose moderada na faixa de 1g e 2.5g, tomada por via oral, normalmente produz efeitos que duram de três a seis horas.
Microdose (0.1-0.3g)
Uma microdose é uma dose subperceptual (imperceptível), que muitas pessoas incorporam em suas rotinas semanais. A ideia por trás disso é aumentar os níveis de criatividade, energia e foco, e também diminuir os níveis de estresse, ansiedade e instabilidade emocional. Os efeitos comuns incluem:
- Melhoria do humor
- Diminuição do estresse
- Estabilidade emocional
- Atenção plena, presença e paz
- Abertura e perdão a si mesmo
- Fluidez de conversação
- Alívio de condições persistentes, como depressão, ansiedade, etc...
- Maior motivação (por exemplo, para fazer mudanças positivas no estilo de vida)
- Pensamentos mais claros e conectados
- Memória melhorada
- Aumento da criatividade
- Meditação mais fácil
- Resistência atlética melhorada
- Aumento da energia geral (sem ansiedade)
- Ligeira amplificação do humor, podendo ser positiva ou negativa
- Possíveis estados maníacos
- Neuroticismo potencialmente aumentado
Mini-dose (0.35-0.75g)
Embora uma microdose adequada não deva ser sentida, uma minidose de psilocibina te leva você um pouco acima do limite perceptivo, mas não é uma viagem completa. Uma minidose dá a você uma "expansão total do ser, sensação de total liberdade” sem perder o contato com o que está ao seu redor. Os efeitos que podem ocorrer incluem:
- Melhoria do humor, leve euforia ou excitação
- Atenção plena, presença e paz
- Insights introspectivos
- Abertura e perdão a si mesmo
- Alívio de condições persistentes, como depressão, ansiedade, etc...
- Maior motivação (por exemplo, para fazer mudanças positivas no estilo de vida)
- Pensamentos mais claros e conectados
- Sentidos aprimorados
- Meditação mais fácil
- Maior prazer na atividade física e nas tarefas diárias
- Preferência por introspecção sobre socialização
- Maior sensibilidade à luz
- Visuais muito suaves, se houver algum
- Possíveis estados maníacos
- Ansiedade e agitação
- Leve dificuldade de foco ou loops de pensamento
- Leve dificuldade ou desconforto na socialização
Dose de Museu (0.5-1.5g)
Os efeitos da psilocibina são mais aparentes com uma dose de museu do que com uma mini-dose, mas uma dose de museu ainda não proporcionará uma experiência psicodélica completa. O nome “dose de museu”, cunhado pelo bioquímico e farmacologista Dr. Alexander Shulgin, refere-se ao fato de que, com essa dose, você ainda pode participar de atividades públicas (como ver pinturas em um museu) sem chamar a atenção. Os efeitos que podem ocorrer incluem:
- Melhoria do humor, leve euforia ou excitação
- Visuais suaves a moderados (por exemplo, "ambiente respirando")
- Empatia aumentada
- Fluidez de conversação
- Introspecção
- Sentidos aprimorados
- Apreciação aprimorada pela música, arte, etc.
- Aumento da criatividade
- Amplificação do humor, positiva ou negativa
- Percepção alterada de som
- Dilatação ou contração do tempo (o tempo passa mais devagar ou rapidamente)
- Maior sensibilidade à luz
- Dilatação da pupila
- Leve dificuldade de foco ou loops de pensamento
- Leve dificuldade ou desconforto na socialização
- Frustração na dosagem (a "terra de ninguém")
Dose moderada (2-3.5g)
É aqui que começa a experiência psicodélica completa. Você provavelmente verá alucinações visuais, incluindo padrões e fractais, e coisas como tempo e percepção de profundidade serão distorcidas. Mas com esta dose, você ainda é capaz de entender o que está ao seu redor - eles apenas serão altamente alteradas. Os efeitos comuns incluem:
- Insights introspectivos ou filosóficos que mudam a vida
- Maior fluxo de ideias
- Achar coisas bestas engraçadas ou interessantes
- Amplificação de emoções, sejam boas ou más
- Introspecção
- Visuais de olhos abertos e fechados (por exemplo, padrões geométricos ou mandalas)
- Apreciação aprimorada pela música, arte, etc.
- Sinestesia
- Sensibilidade à luz
- Bocejo compulsivo
- Desorientação
- Medo e ansiedade (possíveis experiências de bad trip")
- Dificuldade com tarefas cognitivas
- Tontura
- Náusea
Dose heróica (5+g)
A dose heróica acarreta uma perda total de conexão com a realidade. É aqui que você sentirá alucinações intensas, bem como morte do ego, experiências místicas e introspecção profunda. Os efeitos comuns incluem:
- Experiências místicas e sentimentos intensos de admiração
- Insights introspectivos ou filosóficos que mudam a vida
- Morte do ego
- Visões de olhos abertos e fechados muito fortes (por exemplo, memórias ganhando vida)
- Sinestesia
- O tempo está se tornando sem sentido
- Desorientação
- Funções motoras comprometidas (guia/acompanhante recomendado!)
- Forte medo e ansiedade (possíveis experiências extremas de “bad trip”)
- Dificuldade com tarefas cognitivas
- Tontura
- Náusea
4. Beneficios
Benefícios potenciais
Entre as muitas culturas históricas que os usaram, os cogumelos psicodélicos têm uma reputação de longa data, profunda e histórica como um agente de cura e mudança. Além da tradição, os benefícios desses pequenos fungos poderosos estão sendo amplamente reconhecidos hoje. Estudos sobre o uso vasto de cogumelos psicoativos estão sendo conduzidos no Brasil e em diversos países, e há fortes evidências de que eles são de fato motores do crescimento pessoal. Um estudo recente publicado no Journal of Psychopharmacology descobriu que “uma única dose de psilocibina produziu reduções substanciais e duradouras no humor deprimido e na ansiedade, juntamente com aumentos na qualidade de vida”.
As experiências místicas e profundas que ocorreram quando a psilocibina entrou no leque psicodélico americano na década de 1960 estão agora sendo pesquisadas e exploradas na ciência médica convencional. Os resultados são promissores e convincentes e sugerem que a psilocibina pode ser um poderoso curador.
Mais especificamente, ensaios clínicos envolvendo pacientes que lidam com câncer com risco de vida foram e estão sendo realizados nos Estados Unidos e no exterior. Esses estudos têm como objetivo principal compreender a eficácia das experiências com psilocibina em altas doses administradas em ambientes terapêuticos como uma ferramenta para reduzir o estresse psicológico e a ansiedade que costumam acompanhar um diagnóstico de risco de vida. Os resultados até agora têm sido promissores. Em condições duplamente cegas, controladas por placebo, uma única alta dose de psilocibina demonstrou reduzir os sintomas de sofrimento psicológico entre pessoas com diagnóstico terminal, e os efeitos dessa experiência foram substanciais e duradouros.
Além disso, há um crescente corpo de pesquisas sugerindo que parte da razão pela qual a psilocibina é tão eficaz é que ela afeta a neuroplasticidade, ou a capacidade do cérebro de aprender, crescer e, o mais importante, mudar.
5. Riscos
6. Uso Terapeutico
7. Crescimento Pessoal
8. Microdosagem
9. Bibliografia
Todo conteúdo publicado neste site foi retirado, inspirado e ou traduzido de livros e artigos da internet. Todos os direitos são exclusivos de seus respectivos donos. Aqui nesta seção você pode encontrar todos os links utilizados para tradução e inspiração de montagem deste artigo. Serve de recomendação para quem desejar se aprofundar mais no assunto.